Receitas & Culinária 

Especial Fim de Ano IV

Pratos Principais e Farofas

Pratos Principais: 
Assado de Ervilha 
Ingredientes

Para o assado:
250 g de lentilhas
1/2 xícara de vinho tinto seco
1 cebola
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1 colher (chá) de alecrim
1/2 xícara de shoyu
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino recém-moída
1/4 xícara de cheiro-verde picado
1 xícara de aveia em flocos finos
1 colher (sopa) de azeite
100 g de cogumelos paris frescos
50 g de cogumelos shiitake
Sal a gosto
Óleo para untar
Para o coulis de tomate:
8 tomates maduros
2 folhas de louro
Folhas de 1 ramo de manjericão lavadas
2 colheres (chá) de açúcar mascavo
2 colheres (chá) de sal
1/2 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de orégano
2 colheres (sopa) de suco de limão
Preparo
Deixe a lentilha de molho no vinho com 1 xícara de água quente. Junte a cebola cortada em 4, os dentes de alho, as folhas de louro e o alecrim por cerca de 1 hora. Leve ao fogo e cozinhe até que o caldo seque e as lentilhas estejam macias. Se necessário, acrescente mais água. Processe a lentilha cozida com os temperos, adicione o shoyu, o sal, a pimenta e o cheiro-verde, obtendo uma massa uniforme. Transfira para uma vasilha, junte a aveia e reserve.
Refogue os cogumelos no azeite por 5 minutos, retire do fogo, pique e junte-os à massa de lentilhas. Despeje a massa em uma forma de bolo inglês untada com óleo e asse em banho-maria, em forno pré-aquecido (200º C) por 50 minutos. Enquanto isso, prepare o coulis: pique os tomates, coloque-os em uma panela, adicione 1/2 xícara de água e todos os demais ingredientes. Cozinhe em fogo baixo por 1 hora e depois passe por uma peneira, apertando com o dorso de uma colher. Sirva sobre o assado de lentilhas, acompanhado de salada de folhas verdes.

Kibe Assado de Legumes
Ingredientes

250 g de trigo para quibe
3 cenouras sem casca raladas
1 tomate grande picado
1 cebola média picada
1 xícara de cebolinha picada
3 colheres (sopa) de salsa picada
1 xícara de hortelã picada
1 lata de milho
1 xícara de ervilhas frescas
1 xícara de azeitonas verdes sem caroço
3 colheres (sopa) de pimentão vermelho picado
3 dentes de alho amassados e fritos
1 colher (sopa) de alcaparras
1 xícara de maionese vegetal
1 colher (sopa) de orégano
Sal a gosto
Preparo
Lave bem o trigo em água corrente e coloque-o de molho por uma hora. Escorra e esprema para ficar bem seco. Misture todos os ingredientes, unte uma assadeira de vidro com azeite e coloque a massa. Aperte bem com as mãos. Asse em forno quente por aproximadamente 30 minutos e sirva. 

Seitan Ao Forno
Ingredientes

500 g de farinha de trigo
1 1/2 xícara de água
Batatas
Cebola
Alho
Shoyu
Molho de tomate
Sal
Preparo
Misture a água com a farinha até que a massa fique homogênea. Faça uma bola com a massa e deixe de molho por volta de oito horas em uma bacia com água. Depois do molho, lave a massa em água corrente. Para facilitar, utilize um escorredor de macarrão e uma bacia cheia de água. Assim, você pode mexer com a massa na água sem se preocupar em perder pedaços do seitan. Troque de água com frequência, já que a medida em que se mexe na massa, a água vai ficando branca, por causa do amido. Conforme o amido da farinha sai, a massa fica com um aspecto elástico, esse é o seitan. O ponto ideal é quando a água da lavagem saia transparente. Deixe o seitan escorrer e modele conforme desejado.
Cozinhe o seitan em panela de pressão com água e temperos (usei shoyu, cebola, alho e molho de tomate) por cerca de 20 minutos depois que a panela começar a apitar. Depois de cozido, armazene-o na geladeira junto com o molho no qual foi cozido até a hora de usá-lo.
Corte batatas em cubos e leve para cozinhar com água e sal, até que estejam macias. Em uma assadeira untada com óleo, coloque as batatas e o seitan e regue com o molho do cozimento. É interessante fazer alguns furos no seitan, para que o molho seja melhor absorvido. Leve ao forno médio até que as batatas e o seitan estejam dourados.

Farofas:
Farofa Natalina
Ingredientes
500 g de farofa pronta (farinha de mandioca temperada)
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média, bem picada
1/2 xícara de uvas-passas pretas sem sementes
1/2 xícara de uvas-passas brancas sem sementes
3 colheres (sopa) de nozes picadas
1/2 xícara de maçã verde cortada em cubinhos
1/2 xícara de azeitonas verdes cortadas em rodelas
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Preparo
Aqueça o azeite numa panela em fogo médio. Junte a cebola e doure levemente, mexendo de vez em quando. Tire do fogo. Junte as passas, as nozes, as maçãs, as azeitonas e a salsinha. Misture bem e acrescente a farofa pronta aos poucos, mexendo sempre. Passe para uma travessa e sirva.

Farofa nutritiva c/ Castanhas
Ingredientes
30 g de uva-passa preta
30 g de uva-passa branca
50 g de damascos secos picados
60 g de nozes pecã picadas
60 g de castanhas-do-pará
60 g de castanhas de caju picadas
2 1/2 xícaras de farofa pronta*
3 colheres (sopa) de molho inglês*
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de cebolinha verde desidratada
1 pitada de canela em pó
1 pitada de noz moscada
*Leia o rótulo e certifique-se de que não há ingredientes de origem animal.
Preparo
Em uma tigela pequena coloque a uva-passa (preta e branca) e o molho inglês para hidratar por 10 minutos. Em uma panela, aqueça o azeite, acrescente a uva-passa já hidratada, o damasco, as nozes, as castanhas e a farofa pronta e mexa bem. Adicione a cebolinha, a canela e a noz-moscada e mexa. Retire do fogo, coloque em uma tigela e sirva a seguir.

Farofa de Cenoura e Azeitonas
ngredientes
1 1/2 xícara de farinha de milho em flocos1 cenoura pequena, ralada no ralo grosso10 azeitonas pretas, cortadas em rodelas
1/2 cebola cortada em tiras2 ou 3 colheres (sopa) de azeiteSal, caldo de legumes e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preparo
Aqueça o azeite e coloque a cebola. Deixe aquecer um pouco e abaixe o fogo, deixando a cebola dourar em fogo brando. Acrescente a cenoura e as azeitonas e mexa bem para incorporar. Tempere com sal e um pouquinho de caldo de legumes. Deixe amaciar levemente e acrescente a farinha de milho. Mantenha em fogo alto, mexendo sempre até a farinha tostar um bocadinho (cuidado para não queimar). Apague o fogo, moa a pimenta e sirva quente ou fria. 

Farofa C/ Alho Poró 

Ingredientes
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 alho-poró grande picado
2 xícaras de farinha de mandioca torrada
3 colheres (sopa) de salsinha picada
Sal e pimenta a gosto
Preparo
Numa panela em fogo médio-alto, aqueça o azeite de oliva e refogue o alho-poró, mexendo por cerca de três minutos. Adicione a farinha, aos poucos, e mexa por mais três minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto, acrescente a salsinha picada e sirva em seguida.


Fonte: Cantinho Vegetariano

Especial Fim de Ano III

Acompanhamentos - Vegetais 

Olá!! Mais receitinhas para o fim de Ano!!
Dessa vez receitinhas rápidas e deliciosas. Além de muitas saudáveis!

1) Batatas Assadas (4 variações)
a) Batata Sauté com Alecrim
Ingredientes:

1 kg de batatas lavadas e cortadas com a casca
4 colheres (sopa) de óleo ou azeite
Sal e pimenta a gosto
Alecrim a gosto
2 dentes de alho picados
Preparo
Leve uma panela com água ao fogo, quando ferver adicione as batatas cortadas, cozinhe por 7 minutos a partir da fervura e escorra. Coloque uma frigideira com o óleo ou azeite e leve ao fogo, quando ficar bem quente adicione as batatas, sal, pimenta, alecrim e deixe grelhar, mexendo de vez em quando até que fiquem douradas. Por último acrescente o alho e deixe por mais 2 minutos. Se preferir assar, coloque as batatas pré-cozidas em uma assadeira com o restante dos ingredientes e leve ao forno pré-aquecido a 250 graus até que fiquem douradas.

b)Batatinha Assada Perfeita
Ingredientes:

1 kg de batata asterix
4 dentes de alho
1 ramo de alecrim
4 ramos de tomilho
Sal a gosto
Preparo
Lave bem as batatas. Descasque e reserve as cascas. Coloque-as em água corrente, dentro de um recipiente, por 5 minutos. Leve uma panela larga ao fogo com água. Coloque as batatas e as cascas para cozinharem (eu gosto de acrescentar o sal nessa hora). Cozinhe até ficarem macias. Escorra a batata e descarte as cascas. Sacuda bem as batatas no escorredor para que ela crie uma camada meio esfarelada em volta, isso ajuda ela a ficar mais crocante. Deixe repousar por 10 minutos.
Enquanto repousam, coloque um refratário dentro do forno ligado na temperatura máxima. Após os 10 minutos, retire o refratário do forno usando uma luva ou um pano seco, e forre com azeite. Coloque as batatas no refratário e mexa bem usando uma colher, para que todas as batatas fiquem envolvidas com o azeite quente. Leve ao forno e reduza a temperatura para média. A cada 20 minutos abra o forno e vire as batatas, para que assem por igual.
O tempo total de cozimento é em torno de 1 hora. Faltando 10 minutos para completar o cozimento, retire as batatas do forno e adicione o alho amassado na faca, o alecrim e o tomilho. Volte ao forno por mais 10 minutos. Para finalizar, polvilhe com sal fino (caso ainda não tenha colocado o sal) e sirva em seguida. 

c)Batata ao Alho
Ingredientes:

600 g de batatinhas novas
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de cebolinha picada
Preparo
Lave bem as batatas e cozinhe-as com a casca. Amasse o alho com o azeite, a salsa e a cebolinha, num almofariz, e leve esta pasta ao fogo numa frigideira grande até dourar. Escorra as batatas, seque-as bem e salteie-as no refogado. Tempere com sal e pimenta moída. Sirva acompanhado por uma boa salada de tomate e pepino.

d) Batata Suiça 

Ingredientes
280 g de batata cozida e ralada (4 batatas grandes do tipo Binge)
1/2 xícara (café) de brócolis
1/2 xícara (café) de abobrinha
1/2 xícara (café) de champignon
1/2 xícara (café) de berinjela
1/2 xícara (café) de cenoura
1/2 xícara (café) de azeitona
1/2 cebola
Quanto baste de caldo de legumes
Preparo
Em uma panela adicione um fio de azeite doure a cebola, acrescente o caldo de legumes e a cenoura, deixando cozinhar por alguns minutos. Depois acrescente a berinjela, a abobrinha, o champignon e a azeitona e refogue.
Montagem:
Em fogo alto, coloque metade da quantidade das batatas raladas em uma frigideira anti-aderente. Logo em seguida coloque o recheio. Como uma panqueca, feche com a outra metade das batatas raladas. Despeje um fio de óleo de canola por toda beirada da frigideira. Deixe por aproximadamente 7 minutos. Após este tempo, com o auxílio de uma outra frigideira, vire o lado da batata e deixe também por 7 minutos. Sirva quente.

DICA: Substitua ou adicione outros vegetais como: mandioquinha, batata doce, mandioca, brcolis e couve flor :)

2) Palmito de Forno:
Ingredientes
Para o molho:
2 colheres (sopa) de óleo
2 tomates maduros picados
1 vidro de palmito (500 g)
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de cebolinha picada
Para o creme:
200 ml de água
2 colheres (sopa) de extrato de soja
Sal a gosto
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de cebolinha picada
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 caixa de creme de soja (200 g)
Batata palha para a última camada
Preparo > Molho:
Coloque o óleo em uma panela e refogue a cebola com o alho. Em seguida, acrescente os tomates picados e deixe refogar em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Adicione o palmito e refogue por mais 10 minutos. Retire do fogo, coloque a salsa, a cebolinha e reserve. Se achar necessário, acrescente sal. > Creme:
Misture o extrato de soja, a farinha de trigo e a água até dissolver por completo. Leve ao fogo até engrossar. Retire e misture o creme de soja, a salsa, a cebolinha e o sal. Reserve. Em um refratário, coloque uma camada de palmito e, em seguida, uma de creme. Por último, acrescente a batata palhae leve ao forno por 20 minutos. Sirva em seguida.

3) Tofu Ao Molho de Gengibre
Ingredientes:

500 g de tofu firme
1 1/2 xícara de suco de laranja
3 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
2 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado
2 cebolas cortadas ao meio
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 maço de escarola cortado em tiras finas
4 cenouras
Preparo
Escorra a água do tofu e seque com papel absorvente. Corte em pedaços grandes. Em um recipiente, misture uma xícara de suco de laranja, o molho de soja e o gengibre ralado. Coloque o tofu e a cebola na marinada, por no mínimo 20 minutos. Passe o tofu na farinha de trigo. Em uma grelha antiaderente, aqueça duas colheres de azeite, doure o tofu e a cebola dos dois lados. Cozinhe a cenoura até ficar bem macia. Passe no processador de alimentos e misture o restante do suco de laranja. Em uma frigideira, aqueça o restante do azeite e refogue a escarola. Sirva com o purê de cenoura, a escarola e a cebola grelhada. 

4)"Bambulhoada"
Ingredientes
Batatas médias em rodelas, cozidas na água com 6 dentes de alho com casca
250 g de broto de bambu em conserva (fácil encontrar em lojas de produtos orientais)
1 tomate
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
Azeitonas chilenas inteiras a gosto
2 cebolas médias ou a gosto
2 dentes de alho picados
Salsinha picada a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
Refogue os dentes de alho no azeite e acrescente o broto de bambu picadinho, sal e pimenta. Refogue bastante até ficar bem mole. Forre um refratário pequeno com as batatas cozidas. Acrescente o broto. Tire as sementes dos pimentões e corte-os em rodelas. Refogue os pimentões e as cebolas e acrescente ao refratário. Espalhe as rodelas de tomates, azeitonas inteiras e os dentes de alho que foram cozidos com a batata. Leve ao forno quente, por uns 20 minutos. Enfeite com salsinha no momento de servir.

5)Tofu Com Legumes 
Ingredientes
4 batatas descascadas
2 fatias de tofu firme com 2 ou 3 cm de espessura
1 cebola pequena fatiada
1 tomate fatiado
4 fatias finas de pimentão amarelo
2 fatias finas de pimentão vermelho
2 fatias finas de pimentão verde
6 azeitonas pretas cortadas ao meio
3 colheres (sopa) de salsinha fresca picada
4 colheres (sopa) de azeite ou óleo vegetal para grelhar
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
Cozinhe as batatas em água fervente com uma pitada de sal. Enquanto isso, corte cada fatia de tofu em 6 pequenos retângulos. Reserve.
Em uma frigideira anti-aderente, aqueça o azeite ou o óleo. Abaixe o fogo e adicione o tomate, a cebola e os pimentões. Mexa ocasionalmente para não queimar. Deixe grelhar por cercade 6 minutos de cada lado. Adicione as azeitonas e a salsinha. Tempere com sal e pimenta e vire os vegetais. Retire da frigideira os que estivere tenros e dourados. Coloque-os na travessa que irá servir à mesa. Ainda na mesma frigideira, coloque o tofu e tempere com sal e pimenta. Se for necessário, adicione mais azeite ou óleo. Grelhe de ambos os lados até ficar dourado.

6) Couve-flor Gratinada
Ingredientes:

1 couve-flor média cozida em água com sal
1 cebola pequena
1 xícara de água ou leite de aveia
1/2 cubo de caldo de legumes
1 dente de alho
4 colheres (sopa) de levedo de cerveja em flocos
2 colheres (sopa) de creme vegetal
1 colher (sopa) de farinha de trigo branca
1 colher (café) de páprica doce em pó
Sal e pimenta a gosto
* Queijo Vegetal que derrete (opcional)

Preparo
Escorra a couve-flor, corte em buquês de tamanho médio e reserve. No copo do liquidificador, bata todos os ingredientes para fazer o molho, exceto a couve-flor. Coloque este creme numa panela e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 2 minutos. Num refratário de vidro, disponha os buquês de couve-flor e derrame por cima o creme e salpique o queijo vegetal que derreta. Asse em forno médio por 30 minutos. Sirva quente. Você poderá variar esta receita usando batatas cozidas, mandioca, mandioquinha, brócolis etc no lugar da couve-flor.

7)Brócolis Gratinado
Ingredientes

1 maço pequeno de brócolis picado
1 xícara de batata picada
1/4 de xícara de leite de gergelim (ou outro leite vegetal)
1/2 cebola ralada
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo ou de arroz
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de molho shoyu
5 gotinhas de óleo de gergelim torrado
4 colheres (sopa) de água quente
3 colheres (sopa) de azeite
sal o quanto baste

Preparo
Leve o brocolis e a batata para cozinhar no vapor até ficarem macios.Bata a batata cozida no liquidificador, junto com a água quente, alho, salsinha, shoyu, o leite vegetal, o oleo de gergelim, azeite e a farinha, formando um creme.Tempere os brócolis com a cebola ralada, sal e um fio de azeite. Disponha em uma assadeira untada, cubra com o creme de batata e leve para assar em forno médio por cerca de 20 minutos.

8)Brócolis ao forno
Ingredientes

Brócolis separado em buquês
Azeite
Sal
Temperos 

Preparo
Pré-aqueça o forno. Lave e enxugue os buquês de brócolis. Coloque-os num tabuleiro untado com azeite. Salpique por cima uma mistura de sal com temperos. Leve ao forno por 10 minutos.Tire e vire-os, retornando ao forno por mais 10 minutos.

9) Melhor Brócolis do mundo

Ingredientes:1 brócoli médio, separado em floretes
2-3 colheres de sopa de azeite de oliva
2 dentes de alho, bem picado
1 colher de sopa de suco de limão
Migalhas de pão fresco
Sal a gosto
pimenta moída na hora
Queijo vegetal ralado ou castanhas do pará quebradinhas

Em uma tigela grande, misture os floretes de brócolis, juntamente com o azeite de oliva, o suco de limão, as migalhas de pão, o alho, sal e pimenta e misture até que as florzinhas estejam totalmente revestidas.
Espalhe as florzinhas em uma única camada em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno a 200 graus C por 10 minutos. Sacuda a assadeira para as florzinhas mudarem de posição e asse por mais 10 minutos.
Transfira para um prato de servir, decore com o o queijo vegetal e/ou castanhas e sirva.

Até mais!!

Fonte: Cantinho Vegetariano
Veggie & Tal
Eu Como Sim (adaptado)


Especial Fim de Ano II

Receitas para montar as ceias de fim de ano c/ cardápio 100% Vegetariano
 Acompanhamentos - Arroz, Risotos e Massas


Olá
A segunda Parte do Especial Fim de Ano, traz diversas receitas de Risotos, Arroz c/ vegetais, Massas e afins!

Risotos:
Receita 1: Risoto de Alho Poró
Ingredientes:
3 colheres de sopade azeite ou óleo
3 dentes de alho picados
1/2 xícara de cebola picada
1 e 1/2 xícaras de arroz arbóreo
1/2 xícara de vinho branco seco
2 xícara de alho-poró fatiado
Cerca de 1,5l de caldo de legumes 
1/2 xícara (de chá) de ervilhas congeladas
1 xícara de tofupiry 
1/2 xícara de salsinha e cebolinha picadas
Pimenta moída a gosto
Sal a gosto

Modo de Preparo:Em uma panela em fogo médio coloque o óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Acrescente o arroz arbóreo, tempere com um pitada de sal e refogue por alguns minutos. Adicione o vinho branco e refogue até evaporar. Em seguida, adicione o alho-poró fatiado e cerca de uma xícara do caldo de legumes quente. Mexa bem e deixe cozinhar até o caldo secar completamente. Adicione mais uma xícara do caldo e continue mexendo. Repita o processo até o risotto estar al dente.

Se quiser, adicione 1/2 xícara de ervilhas congeladas quando o arroz estiver quase no ponto. Adicione o tofupiry, para dar mais cremosidade ao risotto, misture e acrescente a salsinha e cebolinha picadas. Se gostar, salpique pimenta moída por cima. 

Receita 2: Risoto de Cogumelos Cremoso
Ingredientes: 
1 xícara (de chá) de funghi seco
1 e 1/2 xícara  de arroz arbório
1 xícara de shiitake desidratado
5 colheres de cheiro verde picado
Caldo de legumes caseiro ou 1 tablete de caldo de legumes
3 dentes de alho amassados
1/2 cebola picada
3 colheres (de sopa) de tofupiry, ou creme de castanha de caju, ou leite de coco, ou ainda creme de soja
4 colheres de azeite ou óleo vegetal
Sal a gosto 

Modo de Preparo: Lave o shiitake e o funghi se estiverem muito sujos, caso contrário não precisa. Hidrate-os na mesma vasilha com 6 xícaras de água. Deixe descansar por 15 minutos no mínimo. Enquanto isso, pique os outros ingredientes. Retire os cogumelos da água, mas guarde-a, e pique-os em pedaços pequenos.Refogue a cebola e o caldo de legumes em 2 colheres de óleo, até a cebola dourar, e acrescente a água dos cogumelos. Deixe ferver para formar um caldo e abaixe o fogo.

Doure o alho em 2 colheres de óleo, adicione os cogumelos, refogue, em seguida coloque o arroz, temperando com um pouco de sal. Adicione à panela uma concha do caldo e vá mexendo para o arroz soltar o amido.

De pouco em pouco, coloque o caldo no arroz, sempre mexendo bem, até formar uma mistura grossa. Coloque o restante do caldo, tampe e deixe cozinhando em fogo baixo. Quando estiver quase seco coloque o cheiro verde e o tofupiry ou outro creme vegetal, e desligue o fogo.Deixe o risoto descansar por 10 minutos antes de servir. 

Receita 3: Risoto de Tomate com Manjericão
Ingredientes:
1 1/2 xícara de arroz arbóreo
1 cebola grande picada
2 colheres (sopa) de alho-poró picado
2 tomates grandes bem maduros, sem sementes
1 litro de caldo de legumes (ou água fervente)
Suco de 1/2 limão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (chá) de páprica em pó (opcional)
2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
Folhas frescas de manjericão a vontade (reserve umas para decorar)
Modo de Preparo:
Aqueça o óleo em uma panela e doure a cebola. Acrescente o alho-poró e misture bem. Deixe refogar por alguns minutos até dourar levemente. Tempere com sal e adicione o arroz arbóreo, mexendo sempre. Aumente o fogo, deixe apurar, acrescente um pouco do caldo de legumes e continue mexendo. Adicione metade dos tomates previamente picados sem sementes e com casca (se não usar tomates orgânicos, remova a casca).Continue mexendo e acrescentando o caldo de legumes quando sentir que o arroz vai grudar no fundo da panela. Acrescente a páprica e continue neste processo mexendo sempre por mais ou menos uns 10 minutos, sempre acrescentando caldo de legumes aos poucos, quando necessário. Junte agora o restante dos tomates e algumas folhas de manjericão e continue no mesmo processo, mexendo sempre e acrescentando mais caldo de legumes quando for necessário. Verifique o sal e deixe cozinhar por mais ou menos uns 15 ou 20 minutos ou até que o arroz esteja al dente.Desligue o fogo, acrescente a pimenta-do-reino moída na hora, o suco de limão e mais folhas de manjericão a gosto (lembre-se de que as folhinhas de manjericão que for colocando durante o cozimento vão murchar e liberar o sabor no risoto). Tampe a panela e deixe descansar por uns 2 minutos antes de servir. Sirva em seguida. Decore o prato com folhas frescas de manjericão colocadas na hora.

Arroz:
Receita 1: Arroz com Cerveja
2 xícaras de arroz
1 cebola em cubinhos
1 colher (sopa) de óleo
2 latas de cerveja preta
Sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto
Nozes p/ salpicar e decorar

Modo Preparo
Deixe a cerveja na temperatura ambiente. Lave o arroz em água corrente e espere todo o excesso de água escorrer. Aqueça o óleo, junte a cebola e refogue-a até ficar transparente. Adicione o arroz e frite até começar a "pegar" no fundo da panela. Junte a cerveja, mexa e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe até o arroz ficar macio (se necessário, junte um pouco de água quente). Retire do fogo e sirva imediatamente polvilhado com salsinha ou com a erva fresca de sua preferência e nozes picadas.

Receita 2: Arroz com Maça e Passas
Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
1 xícara de arroz
3 colheres (sopa) de talo de salsão picado
2 xícaras de água fervente
1 maçã grande cortada em cubinhos
50 g de uvas-passas
Sal a gosto
Modo de Preparo: Em uma panela aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Acrescente o arroz, o salsão e sal a gosto e refogue por cerca de 2 minutos. Adicione a água fervente, a maçã e cozinhe em fogo médio, com a panela parcialmente tampada, por 10 minutos. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 5 minutos ou até secar o liquido. Reserve por 5 minutos. Acrescente a uva-passa e misture delicadamente. Sirva em seguida.

Receita 3: Arroz Com Pistache e Limão
Ingredientes

4 xícaras de arroz quente, cozido em água e sal
2 colheres (sopa) de passas brancas
1 colher (sopa) de uvas-passas pretas
4 colheres (sopa) de pistaches picados
2 colheres (sopa) de óleo de pistache ou de nozes
1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino
Salsinha ou cebolinha verde picada
Endro fresco picado (só um pouquinho)
1 cebola média em fatias bem finas
Suco de 1/2 limão
Sal a gosto

Modo de Preparo: Cozinhe o arroz e assim que ficar pronto, adicione os outros ingredientes. Misture com cuidado e tampe. Deixe abafadinho por 10 minutos e sirva. 

Receita 4: Arroz Primavera
Ingredientes:

1 e 1/2 xícara de arroz branco cru
3 xícaras de água quente
1 cebola grande descascada e fatiada
3 talos de alho-poró fatiados
1 dente de alho bem picadinho
1 xícara de couve-manteiga cortada em tirinhas finas
1 xícara de milho verde cozido e fora da espiga
10 tomates-uva (pode ser cereja ou italiano picado)
2 unidades de palmito em conserva fatiados
1 colher (chá) de açafrão em pó (cúrcuma)
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta moída na hora a gosto

Modo de Preparo:
Deixe a panela bem quente e aqueça o azeite. Acrescente a cebola e o alho-poró e refogue até murchar e começar a dourar. Junte o alho picadinho. Tempere com sal e pimenta a gosto. Com a panela ainda bem quente junte o arroz e frite por 2 minutos, sem parar de mexer para não grudar. Polvilhe o açafrão em pó e cubra com a água quente. Aguarde a água começar a ferver e abaixe o fogo para médio-baixo, com a panela semi tampada. Depois de 10 minutos junte o palmito, a couve, o milho e os tomatinhos cortados ao meio. Mexa delicadamente, reduza o fogo para o mínimo e deixe o arroz terminar de cozinhar com a panela tampada, acompanhando de vez em quando. Quando a água do arroz secar desligue o fogo e deixe o arroz descansar por 5 minutos com a panela tampada. Sirva em seguida.

Receita 4: Basmati Verde

Ingredientes
Arroz basmati cozido
Brócolis
Ervilhas frescas
Abobrinha
Salsinha
Pimenta
Gengibre
Azeite de oliva

Modo de Preparo: Cozinhe o brócolis, as ervilhas e a abobrinha al dente. Tempere com salsinha, pimenta e gengibre (que deu um toque ótimo) a gosto, regue com azeite, misture ao arroz previamente cozido e sirva 

Massas
Receita 1: Fettuccine Mediterrâneo do Gaia
 
Ingredientes
1 alho
3 cebolas roxas
150 g de azeitonas verdes e pretas
3 abobrinhas
3 berinjelas
250 g de cogumelos frescos
500 g de fettuccine
1 pimentão vermelho (opcional)
1 pimentão amarelo (pode substituir por milho)
6 aspargos
150 g de damascos fatiados
350 g de tomate-cereja
1/2 maço de manjericão
Azeite
Pimenta-do-reino
Modo de Preparo: Cortar o pimentão, o damasco e as cebolas em fatias finas. A abobrinha e a berinjela passar pelo mandolim. Picar as azeitonas em pequenos pedaços. Os cogumelos, os aspargos, o alho e o tomate-cereja permanecem inteiros. Disponibilizar em uma assadeira com azeite e pimenta-do-reino, e levar ao forno por aproximadamente 25 minutos, tomando cuidado para que o tomate permaneça inteiro. Cozinhar a massa até que fique al dente.

Receita 2: Macarrão Primavera
Ingredientes
1 pacote de macarrão curto (penne, parafuso, tortilhone) sem ovos
1 cebola média em cubinhos
2 cenouras médias cozidas cortadas em cubos
150 g de vagem cozida e em rodelas
1 vidro (300 g) de palmito cortado em cubos
1 xícara de milho verde cozido
1/2 xícara de azeitonas verdes em rodelas
1 colher (sopa) de óleo vegetal
Sal, orégano e pimenta do reino a gosto
Azeite a gosto (para finalizar)
Opcional: Adicionar Abobrinhas raladas, Tofu em cubos grelhados e tomates cerejas.

Preparo
Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem. Reserve. Em uma panela grande, aqueça o óleo e doure a cebola. Acrescente os legumes cozidos, o milho e o palmito. Deixe apurar por alguns minutos em fogo baixo. Tempere com sal, orégano e pimenta. Misture bem e junte as azeitonas. Desligue o fogo e incorpore o refogado à massa cozida. Finalize regando um fio de azeite sobre o macarrão.

Receita 3: Macarrão com Brócolis 
Ingredientes:

250 g de espaguete de sêmola
400 g de brócolis
4 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho bem amassados
1 cebola pequena em cubinhos
Pimenta-do-reino moída na hora
Sal
Modo de Preparo:Cozinhe o brócolis no vapor e reserve. Cozinhe o espaguete até ficar al dente e escorra. Enquanto isso, aqueça o azeite numa panela funda, acrescente o alho e deixe dourar um pouquinho. Adicione a cebola picada e quando ela começar a ficar transparente, junte o brócolis cozido previamente, envolvendo-o no azeite. Tempere com sal a gosto, e por último misture o macarrão. Na hora de servir, salpique com a pimenta-do-reino.

Receita 4: Penne Com Shimeji
Ingredientes
200 g de penne sem ovos
300 g de shimeji ou outro cogumelo
1 cebola roxa pequena
1 colher de missô
Cenoura ralada
Abobrinha ralada
Vagens
Shoyu a gosto
Preparo
Cozinhe a massa em água e sal até ficar al dente. Escorra e reserve. Em uma frigideira grande ou wok, refogue na sequência a cebola roxa, as vagens, a cenoura e depois a abobrinha. Sugiro não demorar muito, esses ingredientes ficam melhores ainda firmes, com uma textura também al dente. Para finalizar, acrescente os shimejis, misture rapidamente. Acrescente o macarrão, misture e sirva.

Receita 5: Lasanha a "Bolonhesa"

Ingredientes
Massa para lasanha (sem ovos)
Molho shoyu (opcional)
Para o molho bolonhesa:
100 g de PTS escura e miúda (desidratada)
4 tomates sem pele
1 colher (sopa) rasa de colorau (opcional)
250 ml de água
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
Sal, salsinha e cebolinha a gosto
Para o molho Bechamel (molho branco):
500 ml de leite de soja
2 colheres (sopa) bem cheia de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1/2 cebola ralada
1 folha de louro
3 cravos
Sal, noz-moscada e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Para o queijo vegetal tipo caturiry:
1 1/4 xícara de mandioca cozida
1 1/2 xícara de água
1/2 xícara de óleo vegetal
1/2 xícara de farinha
Sal a gosto
Levedo de cerveja (opcional)

PreparoMolho à bolonhesa: Corte os tomates sem pele e despeje em uma panela com 2 colheres (sopa) de óleo. Mexa para não queimar. O tomate vai começar a formar um molho. Abafe e deixe cozinhar um pouco. Retire a tampa e despeje a proteína de soja. Acrescente mais água e o restante dos temperos (sal, salsinha e cebolinha). Deixe cozinhar e reserve. Dica: Fica ainda melhor se refogar a proteína de soja antes no alho e cebola c/ azeite. E adicionar palmito e azeitonas pretas picadas no molho 
Molho branco:
Dissolva a farinha de trigo no leite de soja frio. Refogue a cebola no óleo. Acrescente o leite com a farinha, os cravos e a folha de louro. Deixe cozinhar até engrossar. Mexa com uma colher de pau. Por último acrescente a noz-moscada ralada na hora, a pimenta-do-reino moída na hora e o sal.
Queijo vegetal tipo catupiry:
Bata no liquidificador a mandioca com a água do cozimento (1 1/2 xícara de água). Acrescente o óleo, a farinha, o sal e o levedo de cerveja. Acrescente mais um pouco de farinha se achar muito aguado. Leve a mistura ao fogo até levantar fervura e engrossar. Ou Bata no liquidificador tofu, temperos, azeite e água.
Montagem e finalização:
Unte com óleo um recipiente refratário retangular pequeno (para esta receita). Prepare a massa conforme instruções da embalagem. Cubra o fundo do recipiente com uma camada de molho bolonhesa. Em seguida com camadas de massa, molho bechamel e queijo vegetal. Repita nesta ordem até o topo do recipiente. A primeira camada deve ser de molho bolonhesa e as duas últimas devem ser de massa e molho bechamel. Leve ao forno em fogo alto por aproximadamente 15 minutos em banho-maria. Para deixar a lasanha douradinha (não utilizamos queijo): abra o forno, molhe um papel toalha com molho shoyu e "carimbe" a lasanha depois de assada. Despeje também um pouco de proteína de soja triturada sobre a lasanha (a PTS jogada em cima da lasanha pode ser "triturada" com as mãos, apenas para fazer uma farinha para salpicar o topo). Feche o forno novamente e espere mais alguns minutos para o shoyu secar.

Em breve postaremos as outras partes com mais receitas como opções p/ as celebrações de fim de ano! Um abraço é até a próxima.

Fonte: Presunto Vegetariano | Cantinho Vegetariano


Especial Fim de Ano! - PARTE 1

Receitas para montar as ceias de fim de ano c/ cardápio 100% Vegetariano
 - SALADAS E ENTRADAS -

Olá! Vamos apresentar aqui diversas receitas simples, bonitas e muito gostosas e diversificadas para as celebrações de fim de ano, confira:

PARTE 1 -  SALADAS E ENTRADAS

Saladas - Para uma boa apresentação é importante fazer uma salada com maior variedade possível! Com muitas cores, dica: Experimente adicionar flores comestíveis para atrair ainda mais beleza as saladas da ceia.

Receitas:
Salada de Batata: 
Ingredientes:
-Batatas em cubos cozidas em água com sal
-Maionese Vegetal (Comprada ou caseira, já postamos algumas receitas, olhe as outras postagens)
-Temperos: Azeite, Alho Poró, Cebolinha ou Salsinha etc
- Adicionais como milho, ervilha, palmito, legumes, azeitonas etc (opcional)
Modo de Fazer: Cozinhe as batas e deixe esfriar, adicione todos os ingredientes e mexa. Reserve na geladeira e sirva.
* Pode fazer c/ batata doce tbm. Decore com nozes e uvas passas se gostar.

Salada de Repolho Roxo com Abacaxi:
Ingredientes: Para a salada:
1 xícara de repolho roxo cortado
1/2 xícara de repolho verde cortado
3 fatias de abacaxi cortadas em cubinhos
1/4 de xícara de nozes picadas (opcional)
1/2 cenoura pequena cortada em meia-luas
Rúcula na quantidade que desejar
Sal e pimenta a gosto
Suco de meio limão
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
2 colheres (sopa) de creme de castanhas  ou tofu(opcional)
Para o creme de castanhas:
1/2 xícara de castanhas-de-caju cruas
1/2 xícara de água filtrada
Sal e pimenta a gosto
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem

Modo de Fazer:
Salada:
Corte os repolhos em tirinhas finas, lave bem e coloque em um escorredor para eliminar a água. Lave bem a rúcula e escorra. Corte a cenoura e o abacaxi conforme indicado acima. Pique as nozes. Depois que tiver tudo pronto, leve os ingredientes a um prato fundo grande e misture. Tempere com sal e pimenta a gosto, esprema o limão e coloque o azeite de oliva.
Creme de castanhas:
Lave bem e escorra as castanhas. Coloque em um recipiente de vidro e cubra com água filtrada. Tampe e leve a geladeira. Deixe por no minimo 6 horas. Depois deste tempo, escorra e despreze a água. Leve as castanhas inchadas ao liquidificador e acrescente a 1/2 xícara de água filtrada e os outros ingredientes e bata bem até obter um creme bem lisinho. Este creme dura até 3 dias na geladeira em recipiente de vidro tampado.

Temos uma postagem aqui de diversas saladas incríveis, dá uma olhada ;)

Entradas e Petiscos:
1) Petisco Simples de tomate e "queijo":

Ingredientes: Palito de dentes, tomatinhos cereja limpo, pedacinhos em cubo de tofu firme grelhado e folha de manjericão.
Modo de Preparo: Espete o tofu firme grelhado, depois o tomate e depois o manjericão no palito. Faça vários e distribua como petiscos. 
Dica: P/ temperar o tofu, adicione 1 xícara de shoyo + azeite + ervas secas+ sal e pimenta. Deixe por algumas horas o tofu firme em pedaços nessa mistura. Se preferir compre tofu temperado.

2) Bolinhos de Tofu:
Ingredientes
1/2 xícara de tofu amassadinho
1/2 xícara de cenoura ralada
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de rosca
Cheiro verde, sal, pimenta e orégano a gosto
Modo de Preparo:
Em uma tigela, misture todos os ingredientes até obter uma liga entre eles. Se preferir, triture a massa no processador pra ficar mais homogêneo. Modele bolinhas bem pequenas e passe na farinha de rosca. Frite em óleo quente. 

3)Bolinho de Batata (Versão mini - Ótima p/ petiscos)

Massa
250 gramas de batata cozida e amassada
1 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de azeite

Recheio (Sugestão)
2 tomates italianos maduros, picados
1 xícara de palmitos picados ou brócolis
1 cebola média, picada
1/4 de xícara de azeitonas verdes picadas
1 pitada de orégano
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de cebolinha picada

Modo de Preparo: Misture a batata amassada, o sal e o azeite; acrescente aos poucos a farinha, misturando bem. Sove com as mãos formando uma massa firme e homogênea.
Misture todos os ingredientes do recheio.
Pegue uma pequena quantidade de massa e achate-a nas mãos; com o auxílio de uma colherzinha, adicione uma pequena quantidade de recheio no centro, feche com as mãos, amassando e formando uma bolinha. Repita o processo até usar toda a massa.
Frite em fogo baixo ou asse a 180° até dourar (passe shoyo em cima para dourar ou uma pastinha de óleo de coco + cúrcuma em pó). Rende cerca de 30 bolinhos pequenos.

4)Empanadas de Vegetais:

Ingredientes: 1 berinjela média
1 batata média
1/4 de uma abóbora japonesa
1/2 abobrinha
1 cebola média
1 dente de alho
2 colheres de sopa de cebolinha picada
2 colheres de sopa de salsinha picada
1 colher de chá de coentro em pó
1 colher de chá de sal
1 colher de farinha de linhaça
4 colheres de sopa de farinha de aveia
8 colheres de sopa farinha de trigo integral (ou o quanto baste)
1 xícara de farinha de rosca

Modo de Preparo:Coloque todos os vegetais em uma forma, cubra com papel alumínio e leve para assar em forno alto por cerca de 25 minutos, até que estejam macios. Descasque-os, pique-os, e passe-os no processador ou liquidificador.
Despeje a mistura em um recipiente, misture o sal e os temperos; adicione e misture a farinha de aveia; por último, vá misturando a farinha de trigo aos poucos até formar uma massa consistente.
Umedeça as mãos, molde os bolinhos no formato desejado, passe-os na farinha de rosca e frite ou asse em forma untada até dourar dos dois lados. Pode ser modificado de acordo com os vegetais disponíveis. Pode ser congelado.

5) Brusqueta Simples:
Ingredientes: -Pão c/grãos 
-tomates picados
- pastinha de alho (ou alho bem amassado c/ sal) (opcional)
- Pasta de Homus (creme de grão de bico) ou tofu amassado temperado, ou ainda purêzinho de batata c/ cenoura (opcional)
- Ervas frescas como cebolinha, cheiro verde, salva ou manjericão
- Azeite

Modo de Preparo: Corte o pão em fatias, passe em um dos lados a pastinha de alho (moderadamente) + pastinha de homus + tomates picados+ as ervas e um fio de azeite. Coloque para assar por 15 minutos.

6)Couve Flor empanada p/ Petisco
INGREDIENTES
1 cabeça grande de couve-flor, corte em pedaços pequenos
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
⅓ - ½ pão ralado
½ xícara de Pimenta estilo essa: Tabasco Buffalo
PARA O MOLHO:
½ xícara de creme de leite vegan
2 colheres de sopa de suco de limão
½ xícara de leite de soja
½ colher de chá de sal
½ colher de chá de cebola em pó
½ colher de chá de alho em pó
1 colher de sopa de salsa seca 

Modo de Preparo:Preaqueça o forno a 450 graus.
Em uma tigela grande, regue o azeite junto com a pimenta sobre a couve-flor e misture bem.
Despeje a farinha de rosca (pão francês ralado) ao longo e misture novamente para o revestimento.
Despeje a couve-flor em uma forma - bem alinhada.
Asse por 20 minutos ou até que a couve-flor começa a ficar macia.
Retire do forno e despeje de volta na tigela grande.
Despeje o restante do azeite junto com a pimenta sobre couve-flor e misture bem. (Sinta-se livre para adicionar um pouco mais pão ralado, neste ponto também)
Coloque de volta na assadeira e asse por mais 10-15 minutos ou até a couve-flor começa a ficar crocante nas bordas.
Enquanto isso, fazer a MOLHO. Misture todos os ingredientes em um liquidificador de alta velocidade e bata.

7) Mini Hamburger de Abóbora
 Ingredientes
4 xícaras de abóbora picada (400 g)
1 colher (café) de cominho
1 colher (café) de canela em pó
1 pitada de açúcar
1/2 xícara de mix de aveia em flocos finos com linhaça triturada
1 cebola pequena picada
1 dente de alho grande picado
1/2 xícara de salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino
1 1/2 colher (sopa) de azeite para fritar

Modo de Preparo:
Tempere a abóbora com o cominho, a canela e a pitada de açúcar. Envolva-a no papel-alumínio e leve para assar por 30 minutos ou até que esteja macia e firme. Amasse a abóbora ainda quente com um garfo, grosseiramente. Junte o mix de aveia com linhaça, a cebola, o alho, a salsinha, sal e pimenta. Leve à geladeira para descansar por 1 hora. Modele os hambúrgueres. Aqueça uma frigideira antiaderente untada com o azeite e grelhe os hambúrgueres até dourarem. Sirva quente acompanhado de salada verde ou legumes salteados. 

8) Canapé de Abóbrinha:
Ingredientes: -1 abobrinha média do tipo brasileira - cortada em rodelas com 1cm de espessura
-3 tomates cortados em rodelas com 0,5cm de espessura (pode ser italiano ou caqui)
-1 dente de alho cortado ao meio
- Alho frito
- Temperos a gosto (Ex. Sal, azeite, pimenta, manjericão etc)

Modo de Preparo:Lave e pique os ingredientes conforme a descrição. Você pode deixar a abobrinha com casca, apenas lave muito bem. Coloque um fio de óleo ou azeite em uma frigideira grande e esquente em fogo médio. Passe os dentes de alho nas laterais das fatias de abobrinha e coloque na frigideira. Salpique um pouco de sal em cada abobrinha e deixe fritando até o lado de baixo ficar levemente coradinho, e vire.
Quando você conseguir espetar o garfo, mas ainda com certa dificuldade, ela estará no ponto. A abobrinha deve estar al dente. Desligue o fogo e seque levemente com um papel antes de servir. Repita o processo com as outras fatias de abobrinha.
Salpique pimenta do reino a gosto, coloque as fatias de tomate sobre as abobrinhas, e decore com uma folhinha de manjericão, entre a abobrinha e o tomate. Salpique alho frito e coloque um raminho pequeno de tomilho. 


Em breve postaremos as outras partes com mais receitas e facilidades p/ as celebrações de fim de ano! Um abraço é até a próxima.

Fonte: Presunto Vegetariano
Cantinho Vegetariano
Yogue

 Cardápios 100% Vegetarianos

Todas as refeições completas, cheias de nutrientes para te inspirar!

Separamos 6 opções diferentes com fáceis adaptações de 6 refeições diárias!!! 

"Omeletes" Vegan + Combinações de Saladas

Receitinhas de adaptações sem ovos de omeletes e ideias de saladas e molhos

Trazemos algumas receitas de adaptações sem Ovos de Omeletes. São receitas muito fáceis, gostosas que parecem muito com omeletes tradicionais. Super nutritivas, vem como ótimas opções de acompanhamento de refeições ou lanches! 

Receita 1: Omelete Grão de Bico e Tofu
Ingredientes:
3/4 xícara de tofu
1/4 xícara de grãos de bico cozidos inteiro
1 dente de alho grande
Sal a gosto
1 pitada de açafrão
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de polvilho doce

Recheio: vegetais a gosto. Sugestão: Brócolis, tomate e cenoura. 

Preparo:1 - Bata no liquidificador ou processador de alimentos todos os ingredientes, até formar uma massa bem homogênea.
2 - Experimente para provar o tempero.
3 - Despeje o conteúdo em um saco de confeitar ou saquinho plástico limpo e seco.
4 - Refogue os vegetais.
5 - Aqueça uma frigideira não aderente em fogo médio e unte-a com azeite. Faça uma abertura de 1 cm na ponta do saquinho e distribua a massa na frigideira, fazendo um espiral do centro para as extremidades.
6 - Quando a parte superior do omelete estiver escurecendo, vire-o e adicione os vegetais.
7 - Quando a parte inferior começar a tostar, dobre o omelete ao meio e sirva.

Créditos

Receita 2: Omilhete - Omelete de Milho 
Ingrediente:
1 xícara de farinha de milho
1 colher de sopa de polvilho (azedo ou doce)
1 colher de sopa de óleo
sal a gosto
tempero a gosto (orégano, salsa, aipo, açafrão...)
água

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes e acrescente água aos poucos, sempre misturando. A consistência é firme, podendo moldar em formato chapati. Pegue uma frigideira, se necessário untar, coloque no fogo ate esquentar, ponha a massa e espere ate dourar, vire e doure. Pronto.
OBS: Adicione Vegetais para rechear. 

Créditos


Dicas de Combinação: P/almoço: Arroz integral + omelete vegana (grão de bico ou de milho) + salada verde + refogado de cenouras e ervilhas. sobremes: Frutas ou Smothie com castanhas.

P/Café ou lanche: Omelete vegana (grão de bico ou de milho) recheada com tomate, espinafre e com chia + salada de frutas + granola 

Sugestões de Saladas: 
Opção 1:
Ingredientes:

1)Mix de Folhas bem limpas (Ex. Alface Lisa e Agrião) 
2) 1 xícara de cenoura ralada
3) 1 Xícara de beterraba ralada
4) 1 1/2 xícara de tofu em cubos 

Opção 2: 

Ingredientes:
1) 2 maças verdes limpas e picadas em cubo
2) 1 maço de rúcula limpo
3) Amendoas 

Opção 3:
Ingredientes:
1) Repolho Roxo picado 
2) Maça verde picada em cubos 
3) Uvas passas 
4) 1 colher de sopa de Chia

Opção 4: 
Ingredientes:
1) Palmito Pupunha
2) Tomate Cereja
3) Rúcula
4) Azeitonas pretas
5)Beterraba Ralada 

Opção 5:
1) Agrião
2) Alface lisa
3) Rúcula 
4) Escarola
5) Abacate cortado em cubos 
6) tomates
7) rabanetes
8)Cebolinha

Sugestões de molhos para salada:
1) Molho de Laranja e Cajá:
1 laranja-bahia ou champagne
3 col. (sopa) de polpa de cajá
1 col. de óleo de coco 
Sal a gosto

2) Molho de Tofu Refrescante: 
2 xíc. (chá) de tofu bem amassadinho
 suco de limão .
manjericão fresco picado
hortelã fresco e picado 
Sal a gosto

3)Molho Oriental 
3 col. (sopa) de shoyu macrobiótico
5 col. (sopa) de azeite de oliva  
Suco de 1/2 limão .
1 col. (chá) de gengibre fresco ralado .
Cebolinhas cortadas bem fininhas
Gergelin a gosto
Sal a gosto  

Espero que tenham gostado e façam!!! 
 



TOP 5 HAMBURGERS VEGANOS

Receitas de hamburgers veganos - DELICIOSOS

E aquela vontade de comer um super lanche? Um junk food? Vamos dar uma mãozinha!! 

Reunimos 5 receitas de hamburgers Maravilhosos e bem fáceis de fazer confere só:

1) Hamburger de Cogumelhos com Cevada

Ingredientes: 1 batata pequena sem casca cortada em pedaços pequenos
6 cogumelos portobello médios
12 champignons graúdos
10 cogumelos shitake médios
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
½ colher (chá) de tomilho seco
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1 xícara de cevada cozida
½ colher (chá) de sal
¼ de colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo: 1. Cozinhe a batata até ficar macia e amasse a seguir.
2. Corte os talos dos portobello, limpe os chapéus com uma escova macia ou papel-toalha e corte em lâminas de 1 cm. Corte os champignons e os shitake em lâminas finas.
3. Pré-aqueça o forno a 190 °C.
4. Em uma frigideira com fundo grosso, aqueça 1 colher (sopa) de azeite em fogo médio. Refogue o portobello e o tomilho por 6-8 minutos ou até soltar líquido. Junte os outros cogumelos e cozinhe por 10 minutos ou até que o líquido tenha secado. Acrescente o vinagre balsâmico e raspe o fundo da frigideira com uma colher de pau.
5. Transfira para o processador e pulse até obter uma massa granulada. Se preferir, pique muito bem à mão. Junte a batata, a cevada, o sal e a pimenta-do-reino, pulse, somente para homogeneizar a massa, e modele os hambúrgueres.
6. Em uma frigideira grande que possa ir ao forno, aqueça o restante do azeite em fogo médio-alto. Frite os hambúrgueres por 6-10 minutos ao todo ou até tostar dos dois lados. Leve a frigideira ao forno e asse por 12-15 minutos ou até o ponto desejado. 

2) Hamburger de Lentilha e Alho Poró
Ingredientes: 1 xícara (de chá) de lentilha crua **Deixar de molho 8h antes do cozimento
4 xícaras (de chá) de água
1 maço de alho poró picado
1 colher (de sopa) de azeite
1 colher (de chá) de sal (ou mais, se preferir)
Cominho a gosto
Cerca de 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo integral 

Modo de Preparo: Antes de tudo, cozinhe a lentilha. Adicione o alho poró, o azeite, o sal, tempere com cominho a gosto, e misture.Acrescente as lentilhas e a farinha de trigo integral aos poucos, até dar o ponto de modelar. (Evite colocar muita farinha, senão seu hambúrguer perderá o sabor da lentilha).Divida a massa em 5 partes iguais e passe um fio de óleo nas mãos. Modele os hambúrgueres com cerca de 1,5cm de espessura. Congele por uma 1h e frite ou asse até que fique dourado. 
*Opção: Troque o Alho poró por temperos convencionais, como alho, cebola, cebolinha e cheiro verde. 

3) Hamburger de Beterraba e arroz Integral

Ingredientes: 3 beterrabas médias com casca
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola roxa sem casca cortada em cubos
½ colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
1½ xícara de feijão-preto ou roxinho cozido
1 xícara de arroz integral cozido
2 colheres (sopa) de salsinha fresca picada
pimenta-do-reino moída na hora a gosto

1. Lave bem a casca e corte as pontas da beterraba. Rale no processador ou em um ralo grosso.
2. Em uma frigideira grande, aqueça 2 colheres (sopa) do azeite em fogo médio. Junte a cebola e refogue por 6-8 minutos ou até começar a ficar translúcida. Adicione a beterraba e o sal e misture. Tampe e cozinhe por 10-12 minutos ou até a beterraba ficar macia. Despeje o vinagre, misture e raspe o fundo da frigideira com uma colher de pau. Espere esfriar um pouco.
3. Em uma tigela, amasse grosseiramente o feijão. Junte a mistura de beterraba, o arroz, a salsinha e pimenta-do-reino a gosto. Acerte o sal e modele seis hambúrgueres com 1 cm de espessura.
4. Em uma frigideira, aqueça o restante do azeite em fogo alto. Frite os hambúrgueres aos poucos. Eles devem chiar em contato com o óleo - esse é o sinal de que está se formando uma crosta. Frite por 1 minuto, reduza o fogo para médio e frite por mais 2-3 minutos. Com cuidado, vire os hambúrgueres. Frite por 4-5 minutos ou até o ponto desejado.

4) Hamburger de Tofu
Ingredientes
1 xícara de tofu firme drenado*
1/2 xícara de cenoura ralada bem fino
3 colheres (sopa) de cebola picadinha
1/2 xícara de farinha de rosca
4 colheres (sopa) de amido de milho
Sal e pimenta-calabresa a gosto
Orégano
Óleo para fritar
Preparo
Junte todos os ingredientes em uma tigela. Sove por 3 minutos, ou o suficiente para ligar os ingredientes da massa. Prove a quantidade de sal e ajuste se for necessário. Divida a massa em 4 porções, faça uma bola com cada uma e achate-as, moldando os hambúrgueres. Acerte as bordas para que fique bem certinho. Aqueça o óleo em uma frigideira. Assim que estiver bem quente, frite os hambúrgueres dos dois lados para que fiquem bem dourados e crocantes. Escorra sobre papel absorvente. Sirva quente.
Dica: Varie o sabor substituindo a cenoura por outro legume, como abóbora. Adicione azeitonas e outros ingredientes que preferir. 

5) Hamburger de Beringela SEM GLÚTEN

Ingredientes:1 berinjela média em cubos pequenos
1 alho poró pequeno picado (use a parte branca e reserve as folhas)
3 colheres de sopa de shoyu
1 colher de azeite de oliva
1/4 copo de água quente
3 colheres de sopa de farinha de milho fina

Modo de Preparo: Cozinhe a berinjela, em água quente, com as folhas de alho poró e duas colheres de shoyu, por 10 minutos, ou até ficar bem macia.Enquanto a berinjela cozinha, refogue o alho poró por cinco minutos no azeite de oliva.Transfira a berinjela e o alho poró para um recipiente e acrescente duas colheres de farinha de milho. Mexa bem.Modele e passe na farinha de milho.Coloque para assar, em forma untada, por 15 minutos.Misture uma colher de shoyu com uma de azeite de oliva e pincele os hambúrgeres. Devolva ao forno por mais 5 minutos.
Dicas: Acrescente temperos e frite na frigideira ou grelha.

Escolha a receita, capriche na salada, molhos, pão e acompanhamento e desfrute!!! 
Dá uma olhada na nossa receita de maioneses veganas logo aí embaixo! É um ótimo acompanhamento. 

Fonte 1 , Fonte 2, Fonte 3 e Fonte 4



Receitas de Smothies

Veganos | Rápidos | Saudáveis | Gostosos | Nutritivo

Olá!
Hoje reunimos DOZE receitas de Smothies Veganos deliciosos e rápidos de se fazer!

Basta juntar os ingredientes e bater tudo!!

Receita 1: Smoothie de Morango com Banana
1/2 xícara (de chá) de leite de coco
1 xícara (de chá) de rodelas de bananas congeladas
1 xícara (de chá) de morangos congelados
1 colher (de chá) de chia
Açúcar ou adoçante a gosto
*Opções: Adicione castanha de caju ou do pará

Receita 2: Smothie de Abacate e Banana
1/2 xícara (de chá) de leite de soja
1 xícara (de chá) de rodelas de bananas congeladas
1 xícara (de chá) de abacate gelado picado
1 colher (de chá) de chia
Açúcar ou adoçante a gosto
*Opções: Adicione uma colher de cacau na mistura ou farelo de aveia bem fininho depois de pronto.

Receita 3: Smothie de Manga, Pêssego e Banana
1 xícara (de chá) de rodelas de bananas congeladas
1 xícara (de chá) de fatias de manga congelada
1 xícara (de chá) de pêssegos fatiados congelados
1/2 xícara (de chá) de leite vegetal (ou suco de laranja ou maracujá)
Açúcar ou adoçante a gosto


Receita 4: Smothie de Chocolate Nutritivo
1 xícara de chá de rodelas de bananas congeladas
1/2 xícara de chá de castanhas do pará picadas
1 a 2 colheres de sopa de Cacau em pó natural
1 xícara de leite vegetal
Açúcar ou adoçante a gosto
*Opção: Adicionar 1/2 xícara de chá de abacates picados/ Pode adicionar também uma colher de sopa de óleo de coco.


Receita 5: Smothie de Morango
- 450g de morangos sem cabos
- 1 banana em rodelas congelada
- 2 pêssegos
- 225ml de suco de laranja ou pêssego ou manga
Adoce a gosto
*Opção: Adicione Chia ou Castanha do pará picada

Receita 6: Smothie de Blueberry
-2 punhados de blueberry congelados
- 1 banana cortada em rodelas congeladas
- 1/2 copo de leite de soja
Adoce a gosto
*Opção: Adicione Chia


Receita 7: Smothie Pink
-250 ml de Água de Coco ou Caldo de Cana
- 3 Bananas pequenas/médias picadas e congeladas
- 1 ½ Xícara de Frutas Vermelhas frescas ou congeladas
(Morango, framboesas etc)
- 1 c.sopa de Açaí em Pó (opcional)
- 2 - 3 c.sopa de Leite de Coco (opcional - para cremosidade extra)
*Adicione Chia

Receita 8: Smothie Verde Detox
- 250 ml de Água de Coco ou Caldo de Cana
- Um punhado de folhas de Espinafre ou Couve
- 2 Bananas pequenas congeladas
- ¼ Avocado ou 2 c.sopa de um Abacate grande (ou mais uma Banana caso você não tenha Avocado/Abacate)
- ¾ xícara de Abacaxi em cubos congelados
- Suco de 1 limão
Receita 9: Smothie de Leite de Amêndoas
-1 ½ xícara de leite de amêndoas
-1x de banana em rodelas congeladas ou não
-2x de morangos picados congelados
2cc de linhaça ou Chia (opcional)


Receita 10: Smothie de Laranja
-1 ½ x de suco de laranja fresco (suco de três laranjas)
- 1 xícara de banana em rodelas congelada ou fresca
-2x de morangos picados congelados
-2cc de linhaça ou Chia(opcional)


Receita 11: Smothie Básico
- 150 ou 200 ml de água de coco
- 1 xícara de rodelas de banana congeladas
- 2 fatias de mamão (in natura)- 150 ou 200 ml de água de coco

Receita 12: Smothie Refrescante
- 1 maça picada em pedaços e congelada
- 1/2 xícara de mamão cortados em pedaços
- 3 limas
- gengibre ralado a gosto (1 colher de chá)Tire o suco da lima na hora de bater, porque lima depois de um tempo amarga

Bebidas deliciosas, fáceis de fazer, muito nutritivas e ricas em fibras. Auxiliam na digestão e alimenta muito bem! Tome diarimente.

** Para facilitar na hora de preparo deixe as frutas cortadas e congeladas já na noite/semana anterior.
***Adapte a receita com outros leites vegetais e outras frutas!

Fonte: https://www.tudoparavegetarianos.com.br

https://presuntovegetariano.com.br
https://souvegetariano.com
https://www.papacapimveg.com/
https://www.projetomestrecuca.com.br
https://guiavegano.wordpress.com

Receita de Trufa Vegan

Hummmm...

E hoje deliciosa Receita de Trufas Veganas! Essa é fácil e de dar água na boca! Ótima opção de receita livre de origem animal.

Vamos lá!
Tempo de Cozimento: 10m
Dificuldade: Fácil

Rendimento: 10


Ingredientes
2 xícaras de uva passa preta
2 colheres de sopa de alfarroba em pó (ou cacau)
1/2 xícara de nozes (ou castanha do Pará)
1 colher de sopa de manteiga de amendoim (ou tahine, pasta de gergelim)

1 colher de sopa de água


Modo de preparo
Passar todos os ingredientes no processador até formar uma massa uniforme.
Manter as mãos untadas com óleo para modelar as bolinhas como brigadeiro.

Passar na alfarroba ou cacau em pó.

Dica: Adere o maior número de ingredientes Orgânicos e Naturais, pois as propriedades dos alimentos nessas condições são preservadas e trazem mais benefícios a saúde.


Até Breve!!!


Referência 1 ' Referência 2 

Receita de Maionese Vegan

Caseira, Saborosa, Sem Crueldade e Fácil de Preparar


Olá!
Por uma vida mais saudável e cheia de vida que tal preparar uma maionese caseira? Trazemos duas opções de receitas de maionese de forma fácil, rápida e barata. Livre de lactose e ovos.
Receitas simples e saborosas!Receita 1
Ingredientes:

1 xícara de água
3 colheres de extrato de soja em pó
1 colher de chá de sal marinho ou sal do Himalaia
1 colhe de sobremesa de mostarda
1 colher de café de suco de limão
1 e meia xícara de óleo

Modo de Preparo: No liquidificador coloque água, extrato de soja, sal e os temperos bata bem, com o liquidificador ligado, tampado e com o orifício menor aberto adicione em fio e óleo até obter o ponto de maionese.*
-Acondicione em pote de vidro, tampado, e refrigerado
-Se quiser colorir acrescente 1 colher de sopa de água do cozimento de beterraba, ou suco de cenoura bem coado.

*Adicione o Óleo ou Azeite bem devagar e nos cantinhos do liquidificador, não diretamente na hélice.
Dica: Pode-se adicionar mix de ervas, azeitonas pretas ou verdes bem cortadas.Além de poder adicionar os temperos de sua preferência.

Tempo de Preparo: 15min
Dificuldade: Fácil.
Receita 2
Ingredientes
1 batata
1 cenoura
suco de um limão
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de mostarda
1 dente médio de alho amassado (opcional)
Temperos opcionais: Manjericão, Orégano, Alho-poró, alho, tomilho, noz moscada, cominho, salsinha, cebolinha entre outros.
Modo de Preparo: Cozinhe a batata e a cenoura até que fiquem bem molinhos. Esprema-os e junte o suco de limão, azeite, mostarda e o alho e misture bem para deixar a mistura homogênea. Se preferir bata no liquidificador ou mixer. Gurade em um pote de vidro na geladeira. Dica: Pode adicionar beterraba ou rúcula para deixar uma cor e pegar um sabor!
Tempo de Preparo: 20min
Dificuldade: Fácil.
Use a Criatividade, essas receitas são super acessíveis e de fácil adaptação! Explore sua imaginação e adione ervas, especiarias e outros vegetais!!!