Considerações Importantes sobre Produtos Naturais

16/01/2017

A procura por produtos naturais aumenta a cada dia! Graças a grande informação que circula hoje em dia, o mundo natural ganha cada vez mais adeptos. Seja por questão de saúde ou pelo meio ambiente é um fato que esse mercado só cresce! Mas devemos ficar atentos a alguns quesitos!



Listamos 10 considerações sobre produtos naturais para que você embarque de vez nesse universo! 

1) Não espere o mesmo efeito do produto indutrial em um produto natural
Essa afirmação não quer dizer que produto natural não seja eficaz (de forma alguma), mas jamais você deve esperar que um desodorante natural tenha a duração de 48h como alguns industriais por aí... Afinal o cosmético com formulação artesanal e natural via de regra não possui conservantes e químicos nocivos, que são responsáveis por segurar tanto os desodorantes convencionais. Então é importante considerar reaplicações! E outra, não adianta em nada você utilizar cosméticos e produtos de higiene com matéria prima natural quando a sua alimentação e o que você ingere também não possui origem natural. Um exemplo: uso de creme dental - se você consome muito açúcar e comidas industrializadas dificilmente uma pasta natural dará conta sozinha da limpeza... Devemos sempre analisar bem nossos atos e todos os contextos envolvidos!

2) O conceito "Natural" 
Primeiro que a lei brasileira não define muito bem "cosmético natural" e isso faz que muitas empresas industriais e comerciais se aproveitem dessa falha e rotulem seus produtos como "naturais", embora possam conter químicas nocivas, ou ter uma porcentagem mínima ou zero de ingrediente natural. ...

3) Alguns conceitos: O que é cosmético orgânico? Artesanal? Natural?  Vegano?
Cosmético Orgânico - Que possua em sua composição matéria-prima orgânica (sem agrotóxicos e não trangênico) (Em maior quantidade/totalidade preferencialmente)
Artesanal: Feito por pessoas cuidadosamente um a um, com cuidado, amor e boas energias. 
Natural:  A lei brasileira não define exatamente o que é "cosmético" natural, porém refere-se a matéria prima da natureza ou a ela relativo.  (Em maior quantidade/totalidade preferencialmente) 

Vegano: Sem testes em animais e sem nenhum ingrediente de origem animal (ex. mel, sebo, leite de cabra, colágeno etc)

4) Leia os rótulos dos produtos: 
É muito importante lermos os rótulos e saber direitinho quais são os ingredientes! 
Muitos produtos convencionais dos mercados estão carregados de substâncias nocivas a saúde e meio ambiente! 
De forma geral as substâncias proibidas que devem ser evitadas: corantes sintéticos, fragrâncias sintéticas, derivados do propileno, amônia, silicone, conservantes sintéticos, dietanolamidas, petrolatos, 

5)Cosmético Artesanal ou Caseiro - Armanezamento
Quanto mais natural a matéria prima e misturinha, mais rápido ela estraga! Então algumas considerações são importantes: Produtos caseiros preferencialmente devem ser feitos p/ uso imediato 
Produtos artesanais devem respeitar a validade do rótulo e também deve-se ser armazenado corretamente ao abrigo de luz e longe de umidade.

6)Óleos Essenciais:
São substâncias voláteis super concentrados e puros extraídos de diversas partes das plantas (flores, caule, folhas etc) e por serem muito fortes devem ser ministrados com cuidado, conhecimento e estudo! 
São excelentes substâncias e que usados na aromaterapia traz diversos benefícios físicos, mentais e emocionais.  Também possuem contra indicações, como:
Contra indicação para gestantes: Artemísia, Canela, Cipreste, Citronela, Cravo, Erva-doce, Gengibre, Hortelã, Manjericão, Manjerona, Palmorosa, Sálvia e Tomilho.
Contra indicação para os 3 primeiros meses de gravidez: Alecrim, Cedro, Eucalipto, Gerânio, Laranja, Limão, Olíbano, patchouli e Tangerina.

7) Período Detox
O corpo e o cabelo sente a diferença quando você deixa de usar um cosmético convencional para um natural e isso é normal.  Dentro de um período médio de 15 a 90 dias o corpo estará desintoxicando das substâncias químicas e se adaptando ao novo produto natural.